domingo, 19 de setembro de 2010

Soy soy soy






Ora bem. Um post sobre a soja. Não vou falar de como é delicioso o tofu e o seitan e os etc's normais da comida vegetariana, mas mais em como é útil em substituição do leite normal, que tal como a mim, não faz muito bem a algumas pessoas. O meu corpo tolera mal a lactose, nao morro, mas fico melhor se não o ingerir. Mas há quem não possa MESMO tocar em leite.

O leite de soja é um ÓPTIMO substituto. Na receita de arroz doce abaixo podem substituir o leite gordo por leite de soja e adicionar uma colher de sopa de maizena, para ficar cremoso (pois a soja não tem as proteínas animais que fazem o leite espessar), e ficam com uma boa alternativa para um docinho caso sejam intolerantes à lactose ou vegans (nesse caso, nao usem as gemas, logicamente). A mistura leite de soja + maizena é também boa para usar em substituição das natas.

É óptimo para fazer batidos de qualquer fruta, caso não gostem muito do sabor do leite de soja simples, se bem QUE eu acho que é uma questão de hábito, e é normal que vos pareça meio 'blah' se estiverem habituados aquele sabor mais forte do leite de vaca. E pronto, sendo só uma intro não me alongo muito.. mas vou começar a postar algumas receitas vegan/vegetarianas, sem lactose, e SEM tofus e afins, porque nem tudo tem de levar soja soja soja. Viva a soja.

Sem comentários:

Enviar um comentário