sexta-feira, 22 de junho de 2012

Créme Brulée



Ingredientes:

600ml de natas (3 pacotes)
6 gemas
80/100gr de açúcar (a gosto)
1 vagem de baunilha

açúcar mascavado q.b. para a cobertura



Cortar a vagem de baunilha ao meio (sentido do comprimento!) e com a parte de trás da faca raspar as sementes que estão no interior, e colocar vagem+sementes juntamente com as natas num tachinho em lume brando. Entretanto bater as gemas com o açúcar (branco, do normal) com um batedor de varas, até começarem a ficar mais claras e fofas. Assim que as natas começarem a fervilhar levemente, deitá-las rapidamente em fio sobre as gemas, batendo sempre, para que as natas ferventes não cozam os ovos mal misturados e fiquem com fios de ovo solidificado. Retirem a vagem de baunilha. 

Numa assadeira, colocar um pano de cozinha dobrado, e por cima dispor tacinhas de cerâmica. Deitar água quente na assadeira, só até meio das tacinhas, e depois enchê-las com a mistura de natas. É um banho-maria básico, mas com a toalha no fundo. Isto ajuda o calor a distribuir-se de forma mais uniforme. Colocar uma folha de papel de alumínio por cima (não é precido prendê-la à assadeira, deixem só cair por cima), e levar ao forno a 150ºC durante cerca de 1h. Passado esse tempo tirem do forno, e deixem arrefecer. Depois coloquem no frigorífico até o creme ficar bem geladinho. Quando sai do forno vai parecer muito líquido, isto é NORMAL, quando arrefecer e for ao frio vai solidificar e ficar com a textura certa, confiem. 

1 horinha antes de servir, espalhar uniformemente um pouco de açúcar mascavado por cima dos doces (pode ser normal ou amarelo se não conseguirem mascavado) e coloquem-nos no forno mesmo por baixo do grill pré-aquecido. O objectivo é que o açúcar caramelize rapidamente sem voltar a aquecer muito os  doces. Bastam 2 ou 3 minutos, vigiem sempre, queima muito facilmente. Depois voltem a colocar no frio até arrefecerem as taças, e já está! 



Dica: 

Não deitem a vagem de baunilha fora. Sequem-na bem com papel de cozinha e coloquem num frasco fechado com açúcar. Ficam com açúcar baunilhado! 

Sem comentários:

Enviar um comentário